PEÇAS DE MÃO
Peças de Mão Odontológicas
As peças de mão na odontologia são instrumentos indispensáveis no dia a dia de um consultório ou clínica odontológica.
São dispositivos mecanizados usados diariamente pelos dentistas para a realização de procedimentos de diversas especialidades clínicas como Dentística, Endodontia, Implantodontia, Odontopediatria e mais.
Quais são as peças de mão odontológicas?
As peças de mão mais comuns na odontologia são:
Caneta de alta rotação: A caneta ou turbina de alta rotação é uma peça de mão que apresenta diferentes funções como remoção de cáries, preparo de cavidades e profilaxia dental. Acoplada diretamente ao equipo, dispensa o uso de micromotor.
Contra ângulo: Acoplado ao micromotor, o contra ângulo odontológico é utilizado principalmente para desgastes de materiais restauradores, desgastes ósseos e próteses. É possível encontrar diferentes tipos de contra ângulo, os principais deles são: convencional, multiplicador e redutor.
Peça reta: Em conjunto com as brocas odontológicas, a peça reta é usada principalmente no preparo de cavidades e na etapa de acabamento e polimento de restaurações, provisórios e demais peças protéticas. Assim como o contra ângulo, essa peça de mão precisa ser adaptada ao micromotor.
Micromotor: Peça de mão responsável pelo acionamento da peça reta e contra ângulo.
Kit acadêmico: É o equipamento dos sonhos de qualquer estudante de Odontologia, composto por caneta de alta rotação, contra ângulo, peça reta e micromotor odontológico. O kit acadêmico também acompanha maleta para transporte e lubrificante de instrumentos odontológicos.